segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Rentabilidade

Ao longo das ultimas semanas eu fiz os cálculos com diversas rentabilidades, algumas hardcore e outras tão simples de serem batidas que não requerem muito esforço.

A primeira rentabilidade que eu esperava receber, era de 3,56% a.m, um plano ousado que iria requerer muito mais atenção do que eu posso oferecer aos meus investimentos, mas dessa forma eu iria conseguir chegar no famigerado milhão em apenas 7 anos.

Eu não tenho nenhuma experiência com o mercado de renda variável, mas não acho que seja impossível ganhos desse tipo em operações de curto prazo. O problema que eu vi nessa estratégia é que eu iria ter que atingir 3,56% a.m sobre todo o meu patrimônio durante 7 anos sem falha, isso gera uma certa ansiedade em atingir algo que profissionais dedicados não conseguem atingir. Enfim cheguei a conclusão que não dava pra seguir com esse plano.

Então, citando um trecho do livro Investimentos Inteligentes do Gustavo Cerbasi (o qual eu recomendo a leitura para aqueles que estão iniciando assim como eu) "...Desprendimento é o termo que utilizo para investir em ativos de risco, aqueles que podem gerar resultados diferenciados após altos e baixos... - se o vento soprar a favor, provavelmente você atingirá sua meta antes do prazo -, mas o tempo não será seu inimigo na perseguição desse sonho."

Bolei um plano B que consiste em rentabilidade de 0,79% a.m + inflação, com isso eu conseguiria chegar no milhão em apenas 14 anos de forma bruta e 17 anos de forma liquida, sem ter o tempo como um adversário e sim um aliado nessa busca.

Concluindo, irei aportar R$ 2.000,00 todos os meses e buscar uma rentabilidade de 0,79% a.m + inflação.

O que vocês acham da estratégia que eu resolvi adotar? Muito difícil de ser batida? Estou sendo ingênuo quanto ao mercado? Deixem as suas opiniões, para discutirmos algo que seja mais plausível a realidade do mercado.

Abraços do seu amigo investidor Turco.


2 comentários:

  1. Cara, seja sócio das empresas. Não caia na armadilha de ser trade. Isso é a pior coisa que um ser humano faz. Ser trade é loteria, especulação é coisa de cartomante. Foca em empresas boas. Eu fiz uma postagem com todo o conteúdo que eu já li/assisti, dá uma olhada nos vídeos da Bastter.com (Capítulo IV - Conteúdo Não Programático do meu blog). Abraços. https://pacienciafinanceira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A ideia não é nem de DT e sim operações de alguns dias apenas e realizar lucro, mas realmente não parece uma boa estrategia. Irei assistir aos videos ainda essa semana para melhorar minha estratégia.

    Obrigado pelas dicas pacienciafinanceira.

    Abraço e Feliz Natal

    ResponderExcluir